sábado, 20 de outubro de 2012


      HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO INICIA PESQUISA PARA AVALIAR O GRAU DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO


Hospital_regional_de_LAGARTO
“O atendimento aqui é ótimo. O lugar é bem limpo, nem possui cheiro de hospital e as enfermeiras são muito educadas.  Pra mim, até agora, tem sido 100% e digo isso porque tenho  andado em Aracaju, e lá a gente sofre”. A opinião é do eletricista  Antônio Anderval Dantas Leal, de 44 anos, cujo filho, Alan Bispo Dantas, de 6,   está internado com quadro de infecção intestinal  desde o último sábado,13, em uma das enfermarias pediátricas do  Hospital Regional ‘Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro’ (HRL),  em Lagarto, distante cerca de 71 km da capital sergipana.

Foi justamente com o objetivo de  apurar opiniões como a do eletricista, a fim de  avaliar a qualidade na prestação do serviço e, consequentemente, o grau de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que o Hospital Regional de Lagarto, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), iniciou nesta quarta-feira, 15,  neste município da região Centro-Sul do Estado, uma nova nova pesquisa de satisfação do usuário.

A pesquisa pretende ouvir um universo entre 800 a 1000 mil usuários, entre pacientes, familiares e acompanhantes atendidos pelo HRL. “Nossa expectativa está focada principalmente em relação à avaliação dos processos, desde a entrada do paciente na unidade até a alta hospitalar”, explica Oldegar Alves Junior, superintendente do hospital.

Segundo ele, com o levantamento será possível apurar informações acerca do acolhimento do paciente, o tempo para a classificação de seu risco ou gravidade, para o atendimento médico inicial, reavaliação, alta ou internação. “Queremos que a partir desta pesquisa possamos identificar , por exemplo, se os princípios básicos do SUS estão sendo realmente observados e onde porventura estamos falhando com os usuários”, acrescentou.

A pesquisa
A pesquisa é um dos principais indicadores organizacionais do HRL e está incluída como uma das diretrizes gerenciais da FHS, servindo para monitorar o atendimento médico, da enfermagem, das áreas administrativas e das equipes de apoio hospitalar. O levantamento será realizado durante 30 dias consecutivos, devendo entrevistar diariamente 40 usuários nas áreas do pronto socorro e internamento, sendo dez pela manhã, mais dez no período da tarde e os outros 20 à noite.

Do formulário constam 29 perguntas, das quais 28 objetivas e uma subjetiva, para que o usuário atendido no Hospital de Lagarto possa apresentar sugestões e impressões gerais sobre o serviço prestado. Por meio da pesquisa, pacientes, familiares e acompanhantes poderão avaliar o atendimento dos recepcionistas, o tempo de espera para o atendimento inicial (classificação de risco), o respeito à privacidade e intimidade em relação a outras pessoas ou usuários, o tempo para o atendimento médico e da enfermagem, qualidade das refeições e de limpeza do hospital, dentre outros itens.

De acordo a coordenadora-administrativa da unidade hospitalar, Sônia Maria dos Santos, entre julho e dezembro passado, foram realizadas três pesquisas semelhantes, com aproximadamente 700 usuários. “A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que todo gestor deve utilizar para mensurar a qualidade do serviço prestado ao cliente”, ressalta. Segundo ela, a partir da visão de quem é atendido na ponta, ou seja, o paciente, é possível identificar erros e corrigi-los. “O usuário é o terceiro olhar da gestão. E a pesquisa de satisfação proporciona fazer com que os colaboradores reconheçam que existe alguém olhando para ele, avaliando seu trabalho”, reforça a coordenadora.
Fonte:i9lagarto